A
referência mais famosa sobre a maçã
talvez seja a passagem bíblica do livro do Gênesis,
na qual é narrada a tentação de Adão e Eva,
que comeram o fruto proibido e foram expulsos
do paraíso. Na verdade a Bíblia não menciona
o nome da fruta intocável. A noção de que seria
uma maçã surgiu muito tempo depois, quando atingiu
status de fruta mais comum do oeste da Europa
– abundantemente retratada por pintores da época.
Quanto
à popularidade da maçã, será que existe um exagero
quando afirmamos que a ingestão de uma maçã
por dia é o bastante para manter o médico longe?
Veremos ao longo desse texto os benefícios da
maçã, e tire suas próprias conclusões!
Vários
estudos confirmam a importância de uma dieta
rica em frutas e hortaliças, pois diminui o
risco de doenças
cardiovasculares e certos tipos de câncer.
Essas enfermidades estão entre as principais
causas de morte em países industrializados,
e são influenciadas pelo estilo de vida e hábitos
alimentares. As fibras
e fitoquímicos, abundantes nos vegetais, podem
inibir a proliferação celular de células cancerosas,
proteger contra a oxidação de gorduras,
regular processos inflamatórios e a resposta
imunológica.
A
partir de estudos em populações, é possível
dizer que a maçã pode exercer importante papel
na promoção da saúde humana. Os estudos mais
importantes apontam para uma associação positiva
entre o consumo de maçã e uma redução no risco
de câncer (principalmente de pulmão), doença
cardiovascular, asma, diabetes
tipo II, em comparação com outras frutas e vegetais.
Mostram também que seu consumo parece associado
à melhora da função pulmonar e a uma maior perda
de peso em pacientes obesos.
Estudos
realizados com a casca da maçã mostraram uma
potente ação antioxidante, atividade esta que
se origina de uma variedade de componentes,
inclusive da Vitamina C. A fruta também revelou
um potente efeito inibidor sobre o crescimento
de células cancerosas do fígado e de cólon.
De fato, a maçã possui a terceira maior capacidade
antiproliferativa, perdendo apenas para cranberry
e para o limão. Nesse quesito, a casca mostrou-se
de extrema relevância, já que os sucos de maçã
possuem menos fitoquímicos que a maçã completa,
com casca.
Parte
da diminuição do risco cardiovascular atribuído
à maçã parece ocorrer em razão de suas estabelecida
capacidade de reduzir o colesterol. Porém,
os estudos mostram que a ingestão da fruta inteira
é superior em seus efeitos redutores de colesterol
comparada ao uso de suplementos
dietéticos.
Enquanto
novos estudos seguem investigando em detalhes
as virtudes nutricionais da maçã, de modo
geral não parece existir dúvida de que estamos
diante de uma fruta de forma e conteúdo excepcionais.
Não é por outra razão que a Universidade da
Califórnia – Davis, adotou um novo sistema de
sinalização em seus restaurantes espalhados
pelo campus. Com o propósito de orientar estudantes,
professores e visitantes, o logo de uma maçã
passou a ser utilizado para indicar o
quanto uma escolha alimentar é saudável. Os
pratos podem receber de uma a três maçãs e,
claro, quanto maior o número, melhor.
Que
tal escolher sempre os pratos de “três maçãs”
e inserir esta fruta todos os dias na sua alimentação?
Fonte:
ANutricionista.Com - Adriana Fernandes Miranda
- CRN4 09100076 - Nutricionista
no Rio de Janeiro. |